7 de fevereiro de 2011

Concurso é a bola da vez. Vamos começar de UNIVASF

Por Breno Leonardo

Olá pessoal! havia sumido ‘daqui’ por algum tempo, mas estou de volta para movimentar isso ‘aqui’. Pense numa concordância (daqui e aqui)… Mas ninguém vai estudar português ‘aqui’, né mesmo… rsrs

Estou me preparando para alguns concursos por aí e pensei em algo: que tal eu pegar todas as questões e corrigí-las aqui explicando os porquês de certas respostas. Eu aprenderia e ajudaria todos vcs também a se prepararem… Hoje, 06/02/2011, relizei uma prova do concurso da UFAL. Ainda não estou com a prova e por isso vou começar com um concurso que fiz a duas semanas atrás: Univasf. Então, mãos a obra gente!

Para ficar melhor, vou disponibilizar o anexo da prova aqui. Só para lembrar, a correção será feita nas questões específicas de TI somente!

Questão 31º

I – Arquitetura de computador o próprio nome já diz: é toda aquela estrutura que faz um computador funcionar. E é essa arquitetura que faz um computador executar seus programas, ou seja, impactar diretamente sobre execuçãodo programa. Então essa está certa.
II – A organização de computadores refere-se às unidades operacionais do computador, ou seja, o computador possuí vários componentes que tratam de toda a parte operacional do sistema, estando este tranaparente ao usuário. E para que essas unidades operacionais realizem suas tarefas corretamente precisam estar interligadas. E assim podemos dizer que está organizado um computador. A resposta é certa.

III – Atributos arquiteturais refere-se aos atributos específicos a cada computador. Por exemplo, entrada do tipo plug and play do hardware, ou seja, pluga o hardware e já é reconhido. O número de bits também é um atributo arquitetural, entre outros. A resposta também é certa.

IV – Atributos organizacionais estamos nos referindo à quê??? A organização, isso mesmo. O que é que têm haver a organização com detalhes do hardware, sinais de controle, etc… Nada. Por quê nada? Vou explicar. Atributos organizacionais está se referindo aí a organização e detalhes técnicos como esse está mais voltado por exemplo a atributos do computador. São questões mais departamentais. Então a resposta é errada.

Letra correta: D) Somente I, II e III.

Questão 32:

Essa estava mamão com açucar né galera… Qual das funções fazem de forma básica o funcionamento de um computador. Processamento de dados é óbvio… Todos os dados precisam ser processados para serem convertidos de linguagem de máquina para linguagem do usuário. Persistência e controle de desastres… Gente, para um computador funcionar precisa ter algo pra controlar desastres… Isso é algo que um analista deve fazer para cuidas dos equipamentos que dispõe, mas controlando ou não desastres o computador funciona do mesmo jeito. Controle aí sim o computador precisa ter uma unidade de controle para que o computador funcione normalmente tendo o controle do que executar ou não, quando executar, alocar memória, etc… Movimentação dos dados também é necessário para que se use um computador… por exemplo, executo um programa que está na memória principal. Para isso ela irá para a memória RAM e blá blá blá… entendeu… um exemplo básico e prático…

Resposta: C) Somente I, III e IV.

Questão 33

Essa questão ao visualizarmos todas as alternativas, podemos notar que as duas primeiras opções são comuns a elas. Porém o que irá identificar na verdade a questão será as duas últimas. Vamos analisar. Letra A: ULA e Interconexão do Sistema está errado, pois ULA é uma parte lógica do sistema como o significado já diz (Unidade Lógica e Aritmética). Letra B: E/S é necessária para que possamos utilizar um computador, pois teremos que usar um monitor (saída), um teclado (entrada) entre outros.

Resposta: Letra B.

Questão 34

Sobre os componentes da CPU, analise assertativas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s):

I. Unidade de controle está correta até pq ele é comum em todas as alternativas.

II. Registradores são necessários na CPU pois este quem grava as informações necessárias para que possamos realizar uma determinada tarefa. Então é um componente que é fundamental para a CPU.

III. LA: Acho que nem existe isso em computação. Procurei no google e lá me apareceu Los Angeles… Será que é necessário um componente chamado Los Angeles? rsrs

IV. ULA é um componente fundamental para que a CPU execute suas funções de forma correta, ou seja, segundo o Wikipédia, é a unidade do processador (Central Processing Unit, ou simplesmente CPU), que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes.

Resposta: Letra C.

Questão 35

A primeira assertativa está correta pois afirma que uma rede ao trasmitir dados, esta não gera nem compreende o que está acontecendo. Corretíssimo.

A segunda assertativa diz que uma rede não possui estrutura nenhuma para processar informações. Correto também pois todo dado é processado pelo equipamento que liga a rede (computador, switch, hub, etc) e não na rede em si.

A terceira assertativa diz que softwares embarcados são os mais utilizados na rede. Gente, uma rede não processa e sim seus equipamentos fazem isso.

A quarta assertativa diz que aplicativos usam a rede em pares, trocando informações entre si. Correto. Mas por quê? Por que quando estamos comunicando com um outro computador estamos somente comunicando a ele. O PC1 não pode acessar o PC3 através do PC2… Deu pra entender… Ele sempre liga o PC1 no PC2, PC2 no PC3 e assim vai.

Resposta: Letra C.

Questão 36

Esta é sobre cliente-servidor, caiu em todos os concursos que já fiz. Vamos lá!

I. A comunicação entre clientes e servidores podem ser criptografadas sim. Um exemplo que todos nós já passamos é na WEB. Em um site de ecommerce, quando estamos colocando nosso cartão de crédito lá, podemos visualizar que no canto inferior direito do nosso monitor há um cadeado. Aquilo significa que aquela é uma conexão de segurança e que as informações são criptografadas.

Galera. essas duas agora são interessantes, ou seja, contraditórias ao ponto de vista de quem lê ligeiramente. Vamos analisar:

II. Na arquitetura cliente-servidor inicialmente um aplicativo precisa saber onde o outro se encontra; e.

III. Na arquitetura cliente-servidor inicialmente os aplicativos que se comunicam não precisam saber onde se encontram.

Vê isso aí!! Quando a gente lê parece ser uma certa e outra errada, mas não é. Isso é mais uma questão de português. É saber interpretar. Pois então, um aplicativo precisa saber ou o outro se encontra sim. Porém os aplicativos que se comunicam não precisam saber onde estão. Veja que eles estão falando de se próprio e não do outro aplicativo. Exemplo: o PC1 precisa saber onde está o PC2, porém o PC1 não precisa saber onde ele está, assim como o PC2 não precisa saber onde está. Fiquem atentos à pegadinhas!

IV. Nesta arquitetura o programa que espera pelo contato é o servidor. Claro que não né! O cliente entra em contato, o servidor recebe e o cliente aguarda o contato de volta.

Resposta: Letra C.

Estamos atualizando aos poucos…