14 de fevereiro de 2012

Cloud Computing: Entendendo a computação nas nuvens

Por Breno Leonardo

Ultimamente, ando ouvindo falar muito no termo chamado Cloud Computing, ou Computação nas nuvens. Então decidi postar aqui e tentar apresentar a vocês de forma bastante clara o que é e quais benefícios pode nos trazer. Logo que se vê o conceito do termo Cloud Computing, pode-se assimilar à sistemas distribuídos, pois de forma clara é um modelo de computação (processamento, armazenamento, software, etc.) que está em algum lugar da rede sendo acessada remotamente.

Muita gente não sabe, mas diversos dos serviços que utilizamos na internet faz parte da chamada Cloud Computing. Um exemplo bastante comum é a utilização de email, que no seu modelo tradicional as mensagens enviadas eram armazenadas no próprio computador do usuário e hoje em servidores que acessamos de forma remota.

Diversos serviços estão ou já foram migrados para as “nuvens”. Softwares de edição de texto, planilhas eletrônicas, edição de imagens são alguns exemplos bastante comuns que encontramos serviços disponibilizados na internet para serem acessados de forma remota. O “poderoso” Google é um dos pioneiros e grandes investidores nessa modalidade fornecendo diversos serviços à os mais diversos tipos de usuários, como: email, edição de texto, planilha eletrônica, servidor web, etc.