9 de agosto de 2012

Instalando Titanium Studio no Windows

Por Breno Leonardo

Olá pessoal,

Vamos aprender a instalar o Titanium no Windows. O primeiro passo é baixar a versão 1.6 do Java SDK (até o momento da escrita deste post a versão 1.7 ainda não é suportada) no endereço:

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Clique no link download JDK do Java SE conforme figura 1.

Figura 1. Download do Java JDK 1.6

Outro ponto importante é que o Titanium Studio só é compatível com a versão 32bits do JDK, então selecione esta versão para download conforme figura 2.

Figura 2. Download da versão 32 bits do JDK

Após o download e instalação do JDK, iremos instalar o SDK do Android. Para isso acesse o seguinte endereço:

http://developer.android.com/sdk/index.html

E baixe a versão recomendada do Android SDK conforme figura 3.

Figura 3. Download do SDK do Android

Caso ao executar o instalador ele não detecte o Java JDK ai vai a dica: clique em Back e em seguidaNext, misteriosamente ele vai detectar. Defina a pasta de destino para um path sem espaços conforme figura 4, caso contrário teremos problemas futuros na execução do ambiente. Prossiga com a instalação.

Figura 4. Configurando o path de instalação do Android SDK

Na tela final de instalação deixe marcada a opção Start SDK Manager (to download system images, etc.) para abrir o SDK Manager e clique em Finish. Caso tenha esquecido de marcar tal opção entre na pasta onde você instalou o SDK do Android e execute o SDK Manager.exe.  Ao executar pela primeira vez o SDK Manager, serão mostrados vários pacotes para serem instalados. Clique em Cancel para fechar essa janela conforme figura 5.

Figura 5. Cancelando instalação de todos os pacotes

Selecione o item Available packages na lista da esquerda, expanda o item Third party Add-ons na lista da direita  e marque a opção Android API 7 (obrigatória) e qualquer outra versão do SDK que você deseja trabalhar e em seguida clique em Install Selected, conforme figura 6.

Figura 6. Instalação dos SDKs do Android

Dica: Para descobrir qual versão do SDK a API corresponde, expanda o nó Android Repository, nela você visualizará a versão do SDK junto com a versão da API. Exemplo: SDK Platform Android 2.1, API 7, revision 3. Ou seja a API 7 corresponde a versão 2.1 do Android.

Um tela com todos itens selecionados mais suas dependências é exibida, selecione Accept All em seguida clique em Install conforme figura 7.

Figura 7. Pacotes que serão instalados

Agora aguarde o download e a instalação dos pacotes, ao final clique no botão Yes na pergunta “Do you want to restart ADB now?”.

Neste momento já temos o Java SDK e o Android SDK instalados em nosso sistema. Precisamos agora criar uma variável de ambiente e atualizar outra, nas quais serão utilizadas pelo Titanium Studio. Para isso clique em Variáveis de ambiente nas Propriedades do sistema conforme Figura 8.

Figura 8. Adicionando variáveis de ambiente

Na tela de Variáveis de ambiente clique no botão Nova em Variáveis do sistema conforme figura 9.

Figura 9. Adicionando uma variável de ambiente

Entre JAVA_HOME no nome da variável e o path completo da pasta de instalação do Java SDK no campo Valor da variável (Ex. C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_27) e clique em OK. Veja figura 10.

Figura 10. Adicionando a variável de ambiente JAVA_HOME

Agora selecione a variável de ambiente PATH, clique em Editar e adicione ;%JAVA_HOME%\bin no final do Valor da Variável e clique em OK.

Atenção para o símbolo de ; antes do %JAVA_HOME

Faça o download do Titanium Studio no seguinte endereço (será preciso criar uma conta na appcelerator caso não possua):

http://www.appcelerator.com/products/download/

Selecione a versão para Windwos conforme figura 11.

Figura 11. Download do Titanium Studio versão Windows

Execute normalmente a instalação do Titanium Studio. E execute-o após a instalação. No primeiro processo de inicialização será solicitada uma autenticação com sua conta da Appcelerator, conforme figura 12.

Figura 12. Tela de login do Titanium Studio

Assim que iniciar será solicitado o caminho de um cliente do git, utilizado para controle de versão, caso não tenha em sua máquina selecione PortableGit e aguarde a instalação. Em seguida serão realizados alguns downloads e atualizações. Aguarde a finalização deste processo.

Atualizações finalizadas, vamos agora definir as configurações necessárias no Titanium Studio.

  1. Clique em Window -> Preferences.
  2. Selecione Titanium em Aptana Studio.
  3. Na seção Android clique em Browse… e selecione a pasta onde o Android SDK foi instalado e selecione o SDK default (Figura 13).
  4. Clique em OK.

Figura 13. Configurando o Android SDK no Ti Studio

Seguindo estes passos seu Ambiente de Desenvolvimento para Windows estará configurado.

Se no Windows XP apresentar a mensagemHint: use ‘@foo’ to launch a virtual device named ‘foo’. ao executar o emulador, veja a dica de como resolver em http://goo.gl/GO3WZ

Fonte: Tips4Dev