28 de janeiro de 2014

Viagem e apresentação do artigo no TISE 2013

Por Breno Leonardo

Boa tarde galera, venho aqui falar sobre o artigo que apresentei no TISE, minha primeira viagem ao Rio Grande do Sul. Ao pegar o avião passei por uma cidade bastante linda que gostei de conhecer em viagens anteriores e que em breve voltarei. Trata-se de Maceió. Indico a todos conhecer as belas praias do litoral alagoano.

DSC_0111

Maceió-AL

Ao chegar em Porto Alegre, achei a cidade bastante encantadora com todas àquelas árvores em quase todas as ruas, além do clima ser bem agradável. Não é por acaso que ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes.

Em relação ao TISE 2013, este aconteceu durante 3 dias de dezembro com diversos artigos e palestras apresentadas no teatro da PUCRS. Vários foram os trabalhos apresentados, porém um marcou a todos que estavam lá no evento: MOUSEKEY, Teclado Virtual Silábico-Alfabético: Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Física do Cláudio Dusik. Não pela importância de seu belo trabalho, mas sim pelas experiências apresentadas pelo jovem Cláudio que possui uma doença degenerativa e desenvolveu uma ferramenta para ajudar a todos que possuem limitações semelhantes as dele.

Sobre o meu trabalho, eu apresentei o artigo expandido “Projeto e Desenvolvimento de um Módulo de Atividades Sociais para o Ambiente Moodle Utilizando a Metodologia OOHDM“,  sobre a integração do Facebook e do Twitter ao AVA Moodle. Também é apresentado um referencial teórico em torno da utilização de redes sociais na Educação como um caminho para tornar os ambientes de aprendizagem cada vez mais sociais e interativos e fortalecer a construção do conhecimento. A partir de uma pesquisa tecnológica-exploratória, foi possível descrever o processo de desenvolvimento de um módulo de atividades visando a integração dessas redes sociais ao Moodle. Foi utilizada a metodologia OOHDM, que é específica para criação de aplicações hipermídias.

Link para os anais completo do evento: http://www.tise.cl/volumen9/III.html

Algumas fotos da minha viagem:

Abertura do TISE

Abertura do TISE

Cláudio Dusik apresentando seu trabalho.

Cláudio Dusik apresentando seu trabalho.

Pôsteres

Pôsteres

Eu apresentando o pôster.

Eu apresentando o pôster.

Jardim da PUCRS.

Jardim da PUCRS.